Reportagem Especial – Benefícios e malefícios dos Suplementos Alimentares

Publicado por vanessa em Redação I, Trabalhos de aula

suplemento-alimentar-masculino

Publicado em 24 de outubro, 2012 | 1 Comentário

Gilson Santos
Vanessa Lobato
Leandro Aluisio
Josiane Silva

Nos últimos anos se tornou comum o uso de suplementos alimentares por atletas. Tudo o que ingerimos é preciso ter certos cuidados, nas academias entre um aparelho e outro sempre tem alguém consumindo algum tipo de suplemento. Mas nem todos tomam os devidos cuidados.     Em busca de um resultado mais rápido alguns atletas fazem o uso dos anabolizantes e mal sabem o risco que correm ao ingerir estes tipos de produtos.

A nutricionista Karolina Veiga explica que muitas pessoas não sabem a diferença entre suplementos alimentares e anabolizantes “a maioria de meus pacientes acham que suplemento e anabolizantes tem o mesmo efeito, mais não são assim pois os suplementos alimentares têm como principal função fornecer nutrientes ao corpo humano de uma forma que seja fácil, rápida e segura completando a alimentação in natura. Já os esteróides anabolizantes são classificados como medicamentos e sua venda só pode ser feita através de prescrição médica, pois os anabolizantes são hormônios sintetizados em laboratório que se assemelham ao hormônio sexual masculino e testosterona”.

Existe hoje no comercio vários tipos de suplementos alimentares, porém 52% dos consumidores de suplemento não procuram a orientação de um profissional para fazer a dieta. Preocupado com isso alguns empresários como o Sr. Wesley Benitez, estão fazendo cursos profissionalizantes na área: “os suplementos alimentares não são vendidos somente por prescrição médica, por isso é bom estar preparado para melhor atender nossos clientes”.

Tipos de Suplementos

Existem vários tipos de suplemento, os principais são:

- A base de carboidratos que tem a função de repor nutrientes, além de ser fornecedor essencial de energias.

- A base de proteínas e aminoácidos que fornece ao atleta aminoácidos, que são blocos formadores de músculo e toda a massa magra do ser humano.

- A base de gorduras, esse tipo de suplemento alimentar tem a função de compensar as gorduras que são necessárias para o corpo humano.

- A base de vitaminas e minerais que tem a função de auxiliar em diversas formas metabólicas em todas as células do organismo humano.

“Quem possui uma alimentação diversificada de um modo geral não possui carência de nenhum desses nutrientes, pois o uso dos suplementos alimentares é uma forma de ajudar o rendimento físico” explica a nutricionista Dr. Karolina.

Quando o suplemento alimentar for utilizado para melhor desempenho físico, o Sr. Wesley Benitez ressalta “é importante fazer alguma atividade física, já potencializa muito o ganho ou perca de peso, e não precisa ser necessariamente academia. Pode ser outras atividades físicas como, por exemplo, a natação”.

Esteróides Anabolizantes

Para terem resultados mais rápidos algumas pessoas preferem fazer o uso dos anabolizantes. Como esses hormônios interferem diretamente na formação muscular, esses anabolizantes são empregados indevidamente a quem quer ganhar massa.

A especialista Dr. Karolina explica que ao usar anabolizantes, esses atletas se expõem a sérios problemas de saúde. O uso de anabolizante por causar no homem, por exemplo, crescimento da mama e infertilidade, já na mulher o uso indevido pode causar queda de cabelo, voz grave e aumento de pêlos.

A venda de esteróides anabolizantes só pode ser feita sob prescrição medica, pois é um medicamente e seu uso pode trazer grandes transtornos à saúde.

O aluno de Educação Física André Ceni acredita que é importante sempre procurar um profissional da saúde, ele começou a fazer o uso do suplemento alimentar sem nenhuma orientação “tive alguns problemas, pois comecei a fazer o uso de um suposto suplemento alimentar sem nenhuma orientação, e o local que eu comprei não fornecia nenhuma fiscalização, as conseqüências logo vieram, sensação de formigamento no corpo, enjôo e muita dor de cabeça, fui ao medico e após me recuperar procurei um profissional de nutrição esportiva e ele me informou que eu havia ingerido anabolizante e em seguida me indicou qual o suplemento era correto eu consumir”.

A nutricionista Dr. Karolina explica que diferente dos anabolizantes os suplementos alimentares pode ajudar a prevenir ou curar doenças como, por exemplo, no fígado e nos rins, além disso, ajudar os atletas a melhorar o seu rendimento físico, isso acontece com pelo menos 90% dos freqüentadores de academia, não necessitam, mas fazem o uso dos suplementos alimentares.

É importante procurar um profissional na área ressalta a nutricionista Dr. Karolina “Essas orientações não são porque os suplementos alimentares podem fazer mal a saúde dos consumidores, e sim para que sejam utilizados nas dosagens certas, prevenindo o desperdício de dinheiro do consumidor e assim garantindo resultados reais”.

Compartilhe

Sobre vanessa

FacebookVer outros posts de vanessa

1 Comentário

No momento há 1 Comentário em "Reportagem Especial – Benefícios e malefícios dos Suplementos Alimentares". Talvez você queira adicionar um?

  1. Muito, boa sua reportagem.

    A especialista Dr. Karolina explica que ao usar anabolizantes, esses atletas se expõem a sérios problemas de saúde. O uso de anabolizante por causar no homem, por exemplo, crescimento da mama e infertilidade, já na mulher o uso indevido pode causar queda de cabelo, voz grave e aumento de pêlos.

    OBS seria: o uso de anabolizante pode causar no homem. ou estou enganado..

    brigado pela atençao…

Deixe um comentário